![]() |
Imagem: Divulgação/ BWA |
A empresa de controle de ingressos BWA e a fabricante de câmeras de circuito interno Axis Communications apresentaram um protótipo de catraca capaz de identificar torcedores pelo rosto. A novidade foi apresentada ontem durante a Soccerex Global Convention, no Rio de Janeiro, um evento onde é apresentado o que há de mais avançado em tecnologia para jogos de futebol.
O sistema funciona com um cartão, que deve ser usado em todas as partidas assistidas. O equipamento produz uma foto em alta resolução do rosto do torcedor assim que ele aproxima o ingresso do leitor, e a imagem fica registrada em um banco de dados. No jogo seguinte, o sistema é capaz de reconhecer o rosto do usuário e, caso a imagem não corresponda, o dono do cartão é avisado do roubo.
A novidade também promete facilitar o trabalho da polícia no caso de incidentes dentro dos estádios, por exemplo. Com o sistema, identificar o autor de crimes e descobrir seus dados pessoais fica muito mais fácil.
A tecnologia foi utilizada durante a Copa do Mundo de 2010 e deve ser utilizada durante a Copa de 2014, no Brasil, além das Olimpíadas de 2016. Antes dos eventos, o protótipo será instalado em fase de testes nos estádios Pacaembu, em São Paulo, e Engenhão, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário