sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Morre Steve Jobs, um gênio e visionário



O homem que mudou a forma como lidamos com a tecnologia, morreu aos 56 anos no dia 5 de outubro de 2011. Steve Jobs era visto como um homem com visão inovadora, revolucionária e perfeccnista.
Jobs fez com que o que era ficção científica virasse realidade.
Confira abaixo alguns itens criado por Steve Jobs:


Video-chamadas
A primeira chamada de vídeo aconteceu em uma exposição em 1964, e posteriormente deu as caras em filmes e séries de ficção científica, como "2001: Uma Odisseia no Espaço" e "Star Trek". Anos depois, a humanidade ainda não havia abraçado a ideia do videochat. Em 2006, o Skype foi um dos primeiros a reunir todas essas funções nos computadores, estendendo-se para os smartphones. Mas foi em 2010, com o Facetime, da Apple, que o conceito videochamadas veio a público virando realidade.


Comando de voz
Apesar de existir mesmo em antigas tecnologias, a ideia de um assistente pessoal que pudesse entender e responder aos comandos do usuário levou um certo tempo até chegar ao que conhecemos hoje. Em meados dos anos 80, mesmo sem Jobs à frente da Apple, a empresa mostrou algumas previsões futurísticas. Uma delas foi o Futureshock, que tinha uma interface parecida com a dos tablets atuais.


Gestos
Jobs mostrou, antes de qualquer um, novas formas de interação com os gadgets, especialmente interfaces em que os humanos pudessem participar através de gestos e toques. Eles foram incorporados a todos os produtos da Apple, desde os portáteis até o simples mouse.


O iPad foi o produto que elevou os tablets ao mainstream, mas eles existem antes mesmo de Jobs lançar sua versão do aparelho. Existem muitos exemplos de que essa tecnologia já era imaginada há bastante tempo; um dos mais conhecidos é o livro "Guia do Mochileiro das Galáxias".
Entre outras tantas invenções. Em 1984 a Apple lançou o computador pessoal Macintosh. No ano seguinte Jobs sai da empresa após uma disputa de poder.


Em setembro de 1997 Jobs é nomeado CEO interino da Apple, após a empresa registrar prejuízos superiores a 1,8 bilhão de dólares.
A beira da falência, a Apple apresentava o iPod, um novo conceito de ouvir música que iria revolucionar o mundo.


Mas foi em 2007 que o mundo viria a se surpreender mais uma vez com a Apple. Naquele ano foi lançado o primeiro iPhone, um aparelho onde computador e celular se juntavam tornando o celular muito mais inteligente, e a partir daí, vieram outras versões de iPhone, sempre com uma inovação. Atualmente o aparelho se encontra na versão 4S, que foi apresenta esta semana numa conferência da Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário